31 de julho de 2008


Encomenda!

2


Essa encomenda é para a chegada do Eduardo!

29 de julho de 2008


Pasta itinerante!

5

Esse recurso é fantástico para desenvolver a compreensão e a oralidade dos alunos em relação à história que vai dentro da pasta. Bjinhos!...

28 de julho de 2008


Pra Refletir...

1

O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.William Arthur Ward

27 de julho de 2008


Fantoches 3 Porquinhos!

7

O uso de fantoches ilustra consideravelmente a história a ser contada. Ainda mais, se forem graciosos como estes!... Bom domingo!

26 de julho de 2008


Kit Professora!

5




Beijinhos!!!

25 de julho de 2008


Que bom que vc veio!...

4

Essa plaquinha é pra vc que prestigia meu sapinho!...

24 de julho de 2008


Envelopes para os trabalhinhos!

6




Hoje foi dia de separar os trabalhinhos das crianças, para entregá-los aos pais na reunião bimestral. Fiz apliques de fadinhas para os envelopes das meninas e helicópteros para os meninos. Caprichar nos detalhes dá uma sensação de dever cumprido, além de ser um exercício de aprimoramento!...

Fadinha para borda da lousa!

0


Olá!!! Já estava no momento de substituir a borda da lousa da minha sala, então confeccionei essa fadinha pra ajudar no encantamento das aulas...

22 de julho de 2008


Folclore!

5




Olá!!! Estamos iniciando hoje na escola em que trabalho, atividades direcionadas ao tema Folclore Brasileiro. O Saci resolveu dar o ar da sua graça e envolver as crianças em suas estripulias!...

20 de julho de 2008


Lancheira dos Alimentos!

3




Eu criei essa atividade para trabalhar a sobre a alimentação saudável com as crianças. O fato de poder manipular o concreto faz toda diferença!...

19 de julho de 2008


Placas de porta!

9


A placa com a loirinha eu fiz para encomenda e outra é placa da porta da minha sala de aula. Uma porta com a decoração bem feita é uma ótima primeira impressão!...

18 de julho de 2008


Porta-doces fofos!...

4

17 de julho de 2008


Meu 1o. Selinho!

6

Olá!!! Hoje ganhei o meu 1o. selinho, indicado pela Vanda do http://www.dellaviartes.blogspot.com/ . Obrigada, linda!!! E como devo dar continuidade à brincadeira, aí vão as minhas indicações, lembrando que foi muuuuito difícil escolher pois as opções são muitas. Um beijo a todos que tem acessado e voltem sempre!...

http://www.fazendoartenaescola2.blogspot.com/
http://www.jacirinha.blogspot.com/
http://www.pragentemiuda.blogspot.com/
http://www.cantinholudicodagre.blogspot.com/
http://www.ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com/

16 de julho de 2008


Agarradinho!

6



Esssa é uma sugestão de lembrança de maternidade para uma amiga. É uma nova versão para os famosos agarradinhos que já conhecemos. Usei EVA, tinta PVA, olhinhos móveis e prendedores de roupa de madeira. Espero que vc goste, Dudu!!!!

15 de julho de 2008


Lembrança de Volta às Aulas!

14

Amanhã retornaremos das férias e preparei esses porta-trecos personalizados para presentear meus aluninhos!....

14 de julho de 2008


Dedoches!

3



Adoooooro! E as crianças mais ainda!...

13 de julho de 2008


Porquinha do tempo!

4

Trabalhando o tempo de forma divertida!...

12 de julho de 2008


Colorir: qual a sua importância?

8

Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.

Expressão pessoal. Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está a sentir através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objectos perturbantes pode estar a pedir ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objectos alegres, pode estar a expressar o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

Identificação das cores. A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo, é meio caminho andado para perceber as suas várias e correctas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.

Uma forma de terapia. O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.

Aprender a segurar e a controlar. Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto mais bem desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.

Coordenar para pintar. O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais vão desenvolver esta aptidão tão básica para a vida.

Aperfeiçoamento das capacidades motoras. Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão a trabalhar e a fortalecer os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.

Concentração máxima. As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar a melhorar.

Estabelecer limites. Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!

Missão cumprida! A satisfação e o sorriso na cara de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.


Porta-trecos!!!

6



Além de organizar os materiais e decorar a sala, também se trabalha a
reutilização de latinhas de leite e molho de tomate vazias!

Organizar é preciso!...

2



Fiz esses potes usando cortiça, EVA e garrafa PET, para guardar as plaquinhas com os nomes dos meus aluninhos. Eles adoraram...

10 de julho de 2008


As Profissões

5





Podem ser usados como fantoches ou de outra maneira que atenda a sua necessidade!

9 de julho de 2008


Dentinhos divertidos!

10

Trabalhar a higiene bucal é sempre importante e quando apresentamos esse assunto de forma divertida, pode fazer a diferença!....

Sapinha de biquíni!

5


Essa sapinha pode servir como enfeite para seus vasinhos...fofinha...

Sapinho Colorido!

11
Divirtam-se!...